Apresentação
Os alunos: Abraão Lima, Bruno Arvan, Daniel Lopes, Isabela Fraga, Stephanie Rocha e Yuri Líger, estudantes de Engenharia Elétrica do Centro Universitário SENAI CIMATEC,
localizado na cidade de Salvador-BA, orientados pelo professor Targino Amorim, estão criando este blog para a disciplina de Física C Prática, com o intuito de registrar o passo a passo acadêmico utilizado para a construção de um Anel de Thomson e aplicar os conhecimentos
adquiridos de forma engenhosa, assim como motivar e ajudar outros estudantes que estejam interessados no assunto.
![]() |
Respectivamente: Daniel Lopes, Abraão Lima, Stephanie Rocha, Isabela Fraga, Bruno Arvan e Yuri Líger. |
Projeto
O blog foi desenvolvido para atender as competências do projeto a respeito do Anel de Thomson, de forma a registrar o decorrer do mesmo.
Heinrich Friedrich Lenz, criou uma regra, hoje conhecida como Lei de Lenz, para determinar o sentido da corrente induzida em uma espira. De acordo com Halliday, Resnick, Walker; capitulo 30, Volume 3, 4ª Edição: a força eletromotriz induzida tem o mesmo sentido que a corrente induzida. Dessa forma, o objetivo geral desse projeto é fabricar um dispositivo para verificar a lei de Lenz e propriedades magnéticas em materiais ferromagnéticos, diamagnética e paramagnéticos.
Para a confecção desse dispositivo serão necessários os seguintes materiais: bobina feita com fio de cobre esmaltado contendo entre 400 e 600 espiras, 4 anéis contínuos de 40 a 60 mm de diâmetros e altura de 5 a 8 mm de Ferro, cobre, alumínio e PVC, núcleo cilíndrico de material ferromagnético, tubo de PVC que se encaixe no núcleo cilíndrico, fios elétricos para ligação, interruptor tipo Push Button e tomada com pino de aterramento NBR14136. O aparelho é constituído de um cilindro de PVC encaixado em uma bobina feita com fio de cobre esmaltado e com núcleo ferromagnético e, em volta desse cilindro, um há anel metálico.
Ligando-se a bobina a uma fonte de tensão alternada, o campo magnético
criado pela bobina varia com a mesma freqüência e induz no anel uma
corrente elétrica (Lei de Lenz). Essa corrente gera um campo magnético
que, preponderantemente, se opõe ao campo magnético criado pela bobina. Assim, o anel metálico é predominantemente repelido pela bobina, o que provoca um salto deste.
Esses tópicos serão abordados de forma mais detalhada ao longo das publicações, visto que essa é apenas uma introdução a respeito do projeto a ser realizado pelo grupo.
Imagens ilustrativas do Anel de Thomson:
Imagens ilustrativas do Anel de Thomson:
Fonte para ambas imagens: Harvard University. Ring Flinger Lenz's Law. Disponível em: https://sciencedemonstrations.fas.harvard.edu/presentations/ring-flinger-lenzs-law
Referências
HALLIDAY, David; RESNIK, Robert; KRANE, Denneth S. Física 3. 4ª Edição. Rio de Janeiro, LTC, 2004.
SILVEIRA, Fernando Lang. A qualitative explanation for “Thomson’s ring” experiment. How does the “magnetic levitation” happen?. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, no. 1, Março, 2003.
FERREIRA, Bianca Rizzo. Anel de Thomson: Princípio da Suspensão num campo magnético alternado. Relatório Final de Instrumentação para o Ensino - UNICAMP. Sem ano.
Publicado por: Stephanie Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário