quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Propriedades Magnéticas

Propriedades Magnéticas

Para começar o processo de montagem do anel é necessário entender como diferentes materiais se comportam ao serem submetidos a um campo magnético. Os materiais podem ser divididos de acordo com as suas propriedades magnéticas em: diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos.

Os diamagnéticos são materiais que sofrem muito pouco com o efeito do campo magnético, sendo muitas vezes confundidos com materiais não magnéticos. O campo magnético induzido neste material se opõe ao campo magnético fornecido, gerando uma repulsão entre a fonte geradora do campo magnético e o material diamagnético. Essa característica do magnetismo ocorre devido ao fato de que inicialmente o material não tem os momentos de dipolo atômico em sua estrutura e depois que é inserido um campo magnético o material passa a ter esses momentos que são responsáveis pelo campo magnético induzido. São exemplos de substâncias diamagnéticas o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo etc. Vide figura 1 abaixo. As setas representam os momentos de dipolo atômico.




Os paramagnéticos são materiais que se polarizam quando sofrem o efeito do campo magnético e equiparam com imãs fracos, porém são despolarizados quando o campo é afastado. Essa característica ocorre devido ao fato de que inicialmente a estrutura dos materiais paramagnéticos possuem momentos de dipolo atômico orientados em todas as direções e quando este material é colocado sobre o efeito de um campo magnético estes momentos se orientam em apenas um sentido, no mesmo sentido do campo externo, dando origem ao campo magnético induzido no material. São exemplos de substâncias paramagnéticos o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre etc. Vide figura 2 abaixo. As setas representam os momentos de dipolo atômico.


Os ferromagnéticos são matérias que possuem um campo magnético próprio mesmo sem estarem sofrendo o efeito de um campo externo e assim o campo induzido acaba sendo do mesmo sentido do que o campo externo, fazendo com que exista uma atração entre o material ferromagnético e o gerador do campo magnético externo. Esta característica deve-se ao fato de que os materiais ferromagnéticos têm momentos de dipolo atômico orientados em apenas um sentido. São exemplos de substâncias ferromagnéticas o ferro, o cobalto, o níquel etc . Vide a imagem 3. As setas representam os momentos de dipolo atômico.



Referências:

CALLISTER, William D. Jr. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2013.


Postado por: Abraão Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário